1º Ciclo

O 1.º Ciclo é uma etapa muito importante na vida da criança, pois é neste ciclo que as crianças adquirem as bases necessárias e os hábitos de estudo imprescindíveis para cimentar um bom percurso escolar.

No Externato A Falinha, o ensino do 1.º Ciclo é da responsabilidade do professor titular, sendo que este acompanha a turma desde o 1º ano até ao 4º ano de escolaridade. Este facto torna-se essencial, uma vez que, ao dar seguimento à turma, o professor conhece previamente as facilidades e/ou as dificuldades de cada um dos seus alunos, podendo assim intervir e utilizar recursos e estratégias personalizadas, para que qualquer dificuldade seja assim colmatada.

No Externato a Falinha, damos preferência a turmas com um número reduzido de alunos. Isto permite, consequente, que o professor possa oferecer um acompanhamento mais individualizado, concedendo assim mais tempo a cada dos seus alunos e podendo dar um maior apoio na execução das tarefas e esclarecimento de dúvidas.

O facto de as turmas serem pequenas permite também uma maior exposição dos alunos, podendo participar com mais frequência, ter mais tempo para colocarem as dúvidas, proporcionando-lhes um papel mais ativo e menos passivo.

Assim, esta escola permite um ensino mais individualizado e personalizado, no qual cada criança merece toda a atenção e dedicação.

Além disso, existe uma turma para cada ano, ou seja, não há turmas mistas. Uma das nossas linhas de trabalho é precisamente esta, cada ano tem a sua própria sala e o/a próprio/a professor/a.

A mensalidade contempla:

almoço,

lanche da tarde,

apoio ao estudo,

inglês (desde o 1.º até ao 4.º ano, lecionado por um/a professor/a de inglês),

expressões (física, dramática, musical e plástica) e acompanhamento do professor titular de turma durante todo o dia.

Covid-19

Preparamo-nos para uma realidade diferente devido à pandemia que vivemos, contudo, asseguramos que as medidas de higiene e segurança estarão asseguradas. Temos umas amplas instalações, as áreas das salas do 1.º ciclo e as mesas individuais permitem manter o distanciamento dentro da sala, todas as salas possuem várias janelas, o que permite o arejamento das áreas, o nosso parque exterior é grande e um local onde as crianças podem usufruir de momentos de lazer com todas as proteções, as crianças e adultos que frequentam a escola têm a obrigatoriedade de utilizar uns sapatos diferentes dentro das instalações, a entrega dos alunos é feita à porta da instituição, de forma a evitar entradas de pessoas, os espaços, equipamentos, brinquedos, materiais e mobiliário são desinfetados várias vezes por dia, existe desinfetante para as mãos em todos os corredores e salas, para que esta desinfeção possa ser realizada várias vezes ao dia, entre outras medidas. Estas são atualizadas sempre que novas comunicações das autoridades nos são dadas.